Início  |  Administrador  |  Crônicas  |  Arquivos  |  Arcanos Grávidos  | Só Um Transeunte |  Kaya  |  TriploV INFO

terça-feira, 11 de outubro de 2022

O Vento nas Folhas das Carnaubeiras




Das árvores que representam o nordeste brasileiro, cito a carnaubeira (Copernicia prunifera), também chamada popularmente de carnaúba. É uma palmeira da família Arecaceae. Seu fruto, que se chama carnaúba, não é comercial, tampouco muito utilizado. Porém, lembro-me de quando o comia, na infância. Muito caroço, pouca polpa, mas quantidade suficiente para a degustação, se maduro, claro. Diria gostoso, embora deixe fibras enganchadas entre os dentes.

Planta muito adaptada ao semiárido, sempre teve diferentes usos. Suas folhas e seus talos servem a múltiplos artesanatos, além de servir também como telhado de casas simples, as antigas casas de taipa, choupanas e tal. Sua cera sempre foi importantíssima, inclusive, no passado, era com ela se prensava discos fonográficos, os famosos discos de cera. Seu caule se presta para caibros e linhas na construção de casas. E por aí vai.

Para além daquilo que á mais prático, destaco uma característica que não é produto de compra e venda e que não preço: o agradável som de suas folhas quando o vento passa. Pode-se dizer que chega a ser algo que acalma a nossa alma. Havendo silêncio suficiente, para que se possa escutar este natural som, percebe-se isto, o "chuá- chuá" das folhas ao vento. Que maravilha!


______________________________________
O Caderno Livre
é um blog em estilo pessoal, informal, leve, sem maiores pretensões. Algo à maneira dos bloguinhos antigos, os do início desta aventura de blogar. Webston Moura, seu administrador, é brasileiro do estado do Ceará, natural de Morada Nova, mas mora em Russas, no Vale do Jaguaribe.
_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário