Início  |  Administrador  |  Crônicas  |  Arquivos  |  Arcanos Grávidos  | Só Um Transeunte |  Kaya  |  TriploV INFO

domingo, 9 de outubro de 2022

Você Conhece o Serviço ECOLEX - Portal do Direito Ambiental?




ECOLEX é um portal sobre Direito Ambiental. Eco (ecologia), LEX (Lei, Leis, Legislações). Conforme o que diz o próprio portal, "é um serviço de informações sobre legislação ambiental administrado em conjunto pela FAO, IUCN e PNUMA".

No tópico "ECOLEX, por quê?", lê-se:

"Nos últimos trinta anos, a legislação ambiental obteve reconhecimento como disciplina legal e como importante instrumento para alcançar, no contexto do desenvolvimento sustentável, a gestão dos recursos naturais e do meio ambiente. Neste setor, tem havido um crescimento significativo de acordos multi e bilaterais, legislação nacional, documentos de direito derivado internacional e publicações sobre regulamentos e leis, bem como decisões judiciais e jurisprudenciais relevantes.

No entanto, muitas dessas informações abundantes são de difícil acesso, mesmo para aqueles que por motivos profissionais estão desenvolvendo e implementando mecanismos legais neste setor em nível nacional. Há duas causas que estão na base dessa dificuldade. A primeira é que há conhecimento limitado sobre a existência e localização dessas informações. A segunda é que, mesmo que essa informação esteja disponível, o acesso a ela é limitado. Este é particularmente o caso de países em desenvolvimento e com economias em transição, onde funcionários governamentais, profissionais, diretores do setor ambiental,

A necessidade de tais serviços é evidente quando comparada com o constante crescimento, em número e variedade, da demanda por informações e assistência que FAO, IUCN e PNUMA recebem de governos, centros acadêmicos, ONGs, empresas e indivíduos para localizar informações sobre questões específicas da legislação ambiental."

Antes, encontrei a indicação deste serviço no website da IUCN.

Muito importante para quem trabalha na proteção do meio ambiente ou que simplesmente tem algum interesse no assunto.

O Website da ECOLEX é: https://www.ecolex.org/


______________________________________
O Caderno Livre
é um blog em estilo pessoal, informal, leve, sem maiores pretensões. Algo à maneira dos bloguinhos antigos, os do início desta aventura de blogar. Webston Moura, seu administrador, é brasileiro do estado do Ceará, natural de Morada Nova, mas mora em Russas, no Vale do Jaguaribe.
_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário