Início  |  Administrador  |  Crônicas  |  Arquivos  |  Arcanos Grávidos  | Só Um Transeunte |  Kaya  |  TriploV INFO

sábado, 19 de novembro de 2022

Vida e Transformação




Passeando com o cachorro, num dia comum, vi, de repente, um couro de sapo. Estava ressecado pelo sol, coberto com um pouco de poeira, a poeira da rua, mas era mesmo um couro de sapo. Ou, melhor dizendo, a remanescência de uma vida, de um ser único, aquele sapo que um dia fora e agora não era mais. Disto me dei conta.

Ah, mas é só um sapo, diria alguém na pressa. E eu responderia: não, não é só um sapo. A natureza produziu aquele ser diferenciado do resto, ele como ele mesmo, único, igual apenas como parte de uma família, a dos sapos, mas dotado de vida própria surgida num momento em que a natureza operou para que aquilo acontecesse, tal a tudo que o milagre da natureza manifesta.

Agora, ali, só o couro ao chão, consumido aos poucos pelos processos naturais - sol, chuva, insetos e microrganismos -, sem mais a possibilidade do que é organicamente vivo. Como tudo que um dia chega, existe, sobrevive, sonha, luta e depois parte, desaparecendo como potência neste mundo e entrando para a nulidade e o esquecimento. Ou, se melhor pensarmos, algo que cumpre a regra geral da vida, cumprindo uma travessia de desejo, necessidade e transformação. Mistério.

Do mesmo modo, observo a velha goiabeira no quintal, perdida de seu viço juvenil, sem mais vigor, aguentando-se em seus dias finais, sem lembrar muito o que fora sua pujança de verde frescor. E ali me vejo, como vejo a todos nós, seres de uma teia misteriosa, a qual não sabemos ao certo dos porquês mais profundos e das intenções totais.

Os prazos da vida se cumprem, queiramos ou não. É a natureza do universo, do que existe. Portanto, o tempo que se "tem", é tudo, é a própria vida, um milagre. Bem viver, se assim pensarmos, é procurar crescer adequadamente, buscando compreender cada etapa.


|Imagem: Istockphoto.com



_________________________
O Caderno Livre
é um blog em estilo pessoal, informal, leve, sem maiores pretensões. Algo à maneira dos bloguinhos antigos, os do início desta aventura de blogar. Webston Moura, seu administrador, é brasileiro do estado do Ceará, natural de Morada Nova, mas mora em Russas, no Vale do Jaguaribe. É Tecnólogo de Frutos Tropicais e poeta.
_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário