Início  |  Administrador  |  Crônicas  |  Arquivos  |  Arcanos Grávidos  | Só Um Transeunte |  Kaya  |  TriploV INFO

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

ENFRENTANDO A MESMICE



Melancholy - Albert Gyorgy




Nada é mais tão longe, embora tudo esteja muito distante. Parece não fazer sentido o que digo, mas faz.

Lembro-me de quando o mundo era mais misterioso. Ou parecia ser. Quando em criança ouvia falar de lugares de além mar ou perdidos em tempos remotos, sentia que era assim mesmo. Por isso, o gosto pelo mistério, pelo desconhecido era mais real. As histórias (ou estórias) me fascinavam, afinal me falavam do que não havia no presente momento em que eu estava. Mas, mais: remetiam ao fantástico. De alguma forma, ao inusitado, o que, para ser alcançado, carecia de conquista.

Num mundo onde tudo se deita ao nossos pés, como o nosso mundo, este de hoje, ocorre uma vulgarização da imaginação, da percepção, dos sentimentos, dos desejos. As tantas informações, em seu caos indomável, cumprem esse papel, o de nos trazer "tudo", abarrotando-nos de coisas para as quais não temos função a dar. Assim, nos cansamos. É a mesmice por via do excesso.

Curioso perceber que mesmice pode ser criada pela multiplicidade, pelas tantas novidades, não? E este é o retrato do nosso mundo, o que é dizer sobre aquilo que habita as nossas relações, perspectivas, o nosso interior mesmo.

Haveria, pois, saída para nós?

Sim! Se não inteiramente, mas suficientemente.

Seria, pois, nos negarmos à dissolução que o excesso de tudo nos provoca. Seria uma recusa a isto. E uma busca pelo que tem alma.

Uma das atividades que me vem à cabeça, como saída da mesmice, é ler. Livros. Especialmente literatura, pois a ficção é capas nos levar para além do que pensamos - e sentimos - de modo ordinário.

Leia!



_________________________
O Caderno Livre
é um blog em estilo pessoal, informal, leve, sem maiores pretensões. Algo à maneira dos bloguinhos antigos, os do início desta aventura de blogar. Webston Moura, seu administrador, é brasileiro do estado do Ceará, natural de Morada Nova, mas mora em Russas, no Vale do Jaguaribe. É Tecnólogo de Frutos Tropicais e poeta.
_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário